O ano começou bem para os nossos Dreamers! Isso porque, logo na segunda semana de janeiro, os atletas da HD, Júlia Santos e Ed Groggia, foram premiados na categoria melhores do surf no Prêmio Melhores do Esporte 2022 da Baixada Santista.
Os surfistas campeões nacionais e com prêmios no Red Bull Pool Clash e vitórias no QS, fazem parte do time que representa a Hawaiian Dream no Brasil e leva o nosso nome para pegar altas ondas. Não à toa, são um orgulho para a sua cidade natal, sendo agora reconhecida pela Fupes – Fundação Pró Esporte de Santos com essa premiação.
Continue lendo para conhecer mais sobre a trajetória dos surfistas que trazem tanto orgulho para os nossos The Dreamers!
Ela é campeã nacional e sonha correr o Circuito Mundial
O início da carreira como surfista começou de uma forma totalmente repentina para Júlia Santos. Sem saber muito sobre o esporte e sem referências de familiares ou amigos que o praticavam, ela foi surpreendida por uma paixão que não sabia que tinha com apenas 8 anos de idade.
A surfista morou boa parte da vida no mesmo apartamento com a mãe em São Vicente, e frequentava uma igreja chamada Surfistas de Cristo, que oferecia aulas de diversos esportes para as crianças, dentre eles o surf. No início, Júlia escolheu praticar karatê, futebol, handebol e natação, até que foi convidada pelo professor para participar da classe de surf.
Uma vez em cima da prancha, ela decolou. Só de ver os colegas remando e fazendo os movimentos para pegar onda ela já pegou o jeito, e a partir daí começou o sonho. Em pouco tempo, sua mãe a colocou em uma escolinha de surf, onde ela se desenvolveu rapidamente e se apaixonou pelo esporte.
Com apenas 13 anos de idade, Júlia conquistou seu primeiro campeonato municipal. Mal sabia ela que, dentro de 6 anos, ela seria Campeã Brasileira de Surf, título que conquistou em 2019.
Atualmente, a atleta da HD sonha em conquistar o bicampeonato nacional e chegar ao Circuito Mundial de Surf.
Ele já venceu o WQS, e agora está em busca da elite
Se tem idade mínima para pegar altas ondas, com certeza o Ed Groggia não sabia. De origem paulistana, o surfista se mudou para a Baixada Santista com 3 anos de idade, quando começou a andar de skate e surfar. Em pouco tempo ele logo passou a participar de campeonatos em sua cidade, sempre com o apoio do seu pai.
O primeiro troféu veio com 6 anos de idade, e com isso Ed pegou gosto pelo surf e passou a se dedicar totalmente ao esporte. Ao longo de sua carreira, enfrentou grandes nomes como Filipinho, Gabriel Medina, David Silva e Caio Ibelli.
Atualmente, o atleta soma vitórias nacionais e grandes conquistas internacionais também. A primeira delas foi no QS no Equador, onde participou de duas finais consecutivas, ficando em 2º lugar em uma delas e em 1º lugar na outra. Ed Groggia também já correu o Circuito Mundial, e hoje luta pelo sonho de fazer parte da Elite do Surf.
Prêmio Melhores do Esporte – Fupes/Santos
O Prêmio Melhores do Esporte, promovido pela Fupes, é uma tentativa do Governo de Santos de incentivar os atletas santistas. A cidade, conhecida por ser o berço de grandes nomes do esporte, tal como o Pelé, busca continuar formando grandes talentos para o Brasil.
O evento está em sua 4º edição e contou dessa vez com a homenagem a 83 atletas santistas de todas as modalidades em uma cerimônia que aconteceu no Teatro Municipal de Santos.
Leia também: Quem foi Márcio Freire? Conheça o legado do surfista brasileiro