Quem foi Márcio Freire: conheça o legado do surfista brasileiro

Quem foi Márcio Freire? Ou melhor, quem é Márcio Freire? O grande surfista brasileiro, conhecido por enfrentar grandes ondas, deixa um legado que nunca será esquecido na comunidade do surf.

Saiba mais sobre a trajetória de um dos maiores e mais corajosos desbravadores de Jaws e tudo que ele deixa de herança para surfistas do mundo inteiro.

Reprodução: Instagram @marciofreiremaddog

Um sonho, uma realização

Quem foi o surfista misterioso que, longe dos holofotes, encarou as maiores ondas do mundo na cara e na coragem? Um baiano, apaixonado pelo surfe, destemido e com um sonho: desbravar as ondas gigantes do Havaí.

Em 1998, com apenas 23 anos de idade, Márcio saiu de Salvador rumo aos mares do pacífico central, em Maui. Lá, junto aos seus amigos Yuri Soledade e Danilo Couto, enfrentou as maiores ondas do mundo na remada, em uma época onde só era possível enfrentá-las com equipamentos como town-in.

Foi assim que o grupo ficou conhecido como “Mad Dogs”, ou “Cachorros Loucos”, em português. Isso devido à loucura em enfrentar as temidas jaws sem os equipamentos de proteção necessários.

Era preciso técnica e coragem, e ele teve. Sem patrocínio e sem fazer parte dos grandes campeonatos mundiais. Com simplicidade e simpatia, Márcio se tornou um dos maiores surfistas do mundo. 

Deixou um legado

Após mais de 20 anos vivendo o seu sonho e morando no Havaí, Márcio Freire voltou para a sua cidade natal na Bahia. Mesmo assim, manteve uma rotina de viagens em busca das maiores ondas.

              Márcio Freire em uma praia na Indonésia. Reprodução: Instagram @marciofreiremaddog

Esse ano, estava na Praia do Norte, na cidade de Nazaré, em Portugal, onde ocorreu o acidente. O surfista sofreu uma queda de 15 metros de uma onda e foi engolido pelo mar, onde se afogou. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Com 47 anos de idade, Márcio Freire encerrou sua trajetória provavelmente no lugar onde mais gosta de estar: em meio às ondas gigantes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *