Neste Dia Internacional da Mulher vamos conhecer mais sobre a Julia Santos, a atleta da HD campeã no surf feminino e que é inspiração para as mulheres e meninas do esporte brasileiro. Com sede de liberdade e o propósito de sempre viver seus sonhos, a surfista não abre mão da sua autenticidade e prazer em viver os seus sonhos.
Com 27 anos, Julia já conquistou diversos campeonatos nacionais e ficou em terceiro lugar na fila para estrear no surf nos Jogos Olímpicos, atrás das lendárias Tati Weston-Webb e Silvana Lima. Além disso, chama atenção da WSL mesmo antes de entrar no circuito mundial.
Atualmente, é uma das melhores surfistas do Brasil e segue conquistando títulos importantes anualmente, como o Red Bull Pool Clash e o reconhecimento pela Fupes. Vem saber algumas curiosidades sobre a nossa atleta e ficar por dentro da sua playlist personalizada.
1. O que te motivou a ser atleta?
Os meus sonhos e a vontade de superar os desafios.
2. Conte duas verdades e uma mentira sobre você:
Verdades: durmo muito e como muito;
Mentira: meu semblante é fechado e me chamam de brava por isso, mas não sou brava. rs 🙂
3. Quando criança, o que mais gostava de fazer?
Jogar bola com os meninos.
4. Qual a sua manobra favorita?
Aéreo.
5. Qual sua habilidade mais aleatória?
Ficar horas no celular.
6. Como os seus amigos te descrevem?
Mimada.
7. Acha que aprendeu algo de forma tardia?
Ser quem eu realmente sou.
8. O que ajuda você a relaxar e manter o equilíbrio na prancha?
Alguns treinos fora d’água, em especial a ginástica natural.
9. Qual a alimentação ideal para uma sessão?
A minha é um energético bem gelado!
10. Um perrengue que passou em uma sessão?
Fui surfar muito cedo com uma amiga na praia do cupe em Pernambuco, só tinha eu e ela na água. O mar parecia um tapete de tão liso e nós estávamos sentadas na prancha esperando a série, quando do nada surgiu um movimento muito brusco na nossa frente, balançando a água toda. Na minha cabeça era um tubarão e a nossa primeira reação foi sair remando muito forte para o raso, minha amiga conseguiu entrar na primeira onda que veio e eu fiquei pra trás. Continuei remando muito até que cheguei na areia já sem fôlego. Depois de alguns minutos o salva vidas chegou na praia e a gente contou a situação pra ele, ele disse que poderia ser “boto” (golfinho), disse que eles têm o costume de aparecer logo pela manhã.
11. Um atleta que você admira?
Admiro vários atletas, mas no momento o brasileiro Mike Rodrigues tem me inspirado por toda dedicação e comprometimento. Meus amigos Marcos Corrêa, Kim Matheus e Edgar Groggia são minhas inspirações diárias.
12. Se você não fosse surfista, o que você seria?
Pergunta difícil, não me imagino fazendo outra coisa além de surfar. Talvez, acho que seria jogadora de futebol!
13. Qual o seu maior medo?
Não viver meus sonhos.
14. Qual o seu filme e série favoritos?
Série: Vikings
Filme: Coach Carter – Um treino para a vida
15. O que não dá para viver sem?
Praia, surf e natureza.
16. O que você espera para 2023?
Muitos troféus e altas ondas.